quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sombuque 35, LUÍZA (extensivo ao Andinho), 1991/1992


Um pouco de História

1991/1992. Na capa deste álbum musical nº 35, uma estrela brilhando sobre uma cruz acima de um templo grego. As estrelas representam nossos mortos que no céu brilham sobre o cristianismo que se enveredou pelos ensinamentos filosóficos dos sábios gregos. Aristóteles influenciou  Tomás de Aquino que por sua vez influenciou a Igreja. Na ocasião, ainda me sensibilizava com a religião. À Luíza, minha avó, muito católica e que gostava muito de mim, dediquei uma música que é título dessa coleção, LUÍZA. Seu passamento em Petrópolis foi distante dos seus de Recreio. Eu a vi no leito de morte esperando por mim para se despedir.
No dia seguinte, já em Recreio, ao acordar senti um estalo no abajur do meu quarto e concluí naquele momento que ela estava ali se despedindo de mim novamente.
Também nesta coleção, fiz um réquiem pro meu amigo Andinho que morreu tragicamente num acidente de moto. O Celso Lourenço chegou apavorado em minha casa relatando o triste acontecimento, era um domingo de sol.

Músicas deste número,

318 – RIO DOCE (Anibal Werneck & Armindo Torres)
319 – A MORTE DE STEVE BIKO (Anibal Werneck & Farouk Asvat)
320 – ‘AMIGO’ (Anibal Werneck de Freitas)
321 – NOVO NASCER (Anibal Werneck de Freitas)
322 – POR QUÊ, ANDINHO? (Anibal Werneck de Freitas)
323 – CORAÇÃO SOLAR (Anibal Werneck de Freitas)
324 – AMIGOS (Anibal Werneck de Freitas)
325 – LUÍZA (Anibal Werneck de Freitas)




A MORTE DE STEVE BIKO (Anibal Werneck& Farouk Asvat) Esta ânsia de viver é como a morte, meu amor... / A morte de Steve Biko que alterou nossa consciência. / E cujo rosto verdadeiro / Ainda vive em nossa recente memória. / Mas a tua morte é a tua última revolta. Não ficaremos  mais como Cristo. / Acuados de encontro ao muro, / Crucificado por uma bala na cabeça. / Falaremos em silêncio / Conduzidos por rios subterrâneos. / Far-nos-emos ouvir sem sermos anunciados / Em murmúrios que explodem em silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roberto Carlos - Insensatez